O fim de semana principal do Carnaval sequer chegou, e supermercados de Belo Horizonte estão com ovos de Páscoa à venda. No Epa do Buritis, na região Oeste, as parreiras para exposição dos ovos começaram a ser instaladas em janeiro. Pelo menos em um outra unidade do supermercado, no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste, a parreira está cheia de ovos. Também é possível comprar ovos de Páscoa em unidades da drogaria Araujo.
Em 2024, a Páscoa será celebrada no dia 31 de março. A festa promete ganhos bilionários para o varejo e para a indústria do chocolate. No último ano, a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi de um faturamento de quase R$ 2,5 bilhões no varejo brasileiro. Só a as marcas Garoto e Nestlé produziram 12 milhões de ovos.
A tradição das parreiras de ovos de Páscoa começou como uma estratégia de mercado da Lacta, reconta o empresário Magim Rodriguez (ex-diretor-presidente da Ambev) em matéria da revista “Época” de 2012. Nos anos 80, desafiado pelo chefe a vender mais ovos para as Lojas Americanas, ele teria ido a uma unidade da varejista em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e se deparado com uma loja lotada, onde não caberia o estoque de ovos que precisava expor. Teria bolado, então, a ideia de enfileirar os doces em uma estrutura alta. O sucesso de vendas foi tamanho que eternizou a tática.
Fonte: O Tempo