O Museu Histórico Abílio Barreto terá uma semana de atividades especiais para comemorar os 81 anos de fundação. Entre os dias 18 e 25 de fevereiro de 2024, o público poderá realizar de forma gratuita diversas oficinas e visitas mediadas, apreciar atrações artísticas, assistir palestras inéditas e visitar uma mostra de artesanato.
As exposições “Complexa Cidade”, “BH Fora dos Planos”, “Perspectiva MHAB: 80 Anos” e “Por dentro do acervo: o processo de implementação da coleção digital do Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital” também seguem abertas à visitação durante a semana de celebração, proporcionando uma imersão única na história e na cultura de Belo Horizonte.
No domingo (18), às 11h e às 16h, haverá a visita mediada especial “O museu e a cidade vivida”, com Luana Pirajá Ferraz. O passeio consiste em uma visita interativa à exposição “Belo Horizonte: Fora dos Planos”, com enfoque especial nos ofícios realizados nos bastidores do museu. Nesse passeio cultural, o público terá a oportunidade de descobrir de que forma os objetos se tornam bens de valor histórico e de que maneira ajudam a construir identidade e sentimento de pertencimento para diferentes grupos sociais.
No mesmo dia, às 11h30, o Auditório do MHAB recebe a Banda Sinfônica Comunitária (BSC), que tem como objetivo promover a música como ferramenta de inclusão social e cultural. A banda é composta por uma variedade de instrumentos de sopro, percussão e cordas, e é formada por músicos de diferentes idades e níveis de habilidade, trabalhando com releituras de canções da música popular brasileira, além de músicas originais. Também no dia 18 de fevereiro, às 16h, o Auditório recebe o espetáculo de mágica “Desculpa te Enganar”, feito para toda a família. Com ilusões e truques surpreendentes, o show é uma jornada encantadora através do mundo da magia, no qual o ilusionista brinca com a realidade e desafia as leis da física. Com humor envolvente e interação com o público, cada número é uma experiência única, deixando os espectadores intrigados e transcendendo as fronteiras da imaginação.
Na segunda (19), terça (20) e quarta-feira (21), a programação conta com a oficina “Aspectos da Preservação de Arquivos Fotográficos”, com o professor Pedro de Brito Soares, sempre das 19h às 22h no Auditório do MHAB. As vagas são ilimitadas e o curso é voltado para profissionais e estudantes que atuam na área de documentação fotográfica, arquivistas, técnicos de arquivo, pesquisadores e fotógrafos. Com as aulas, os participantes terão acesso à informações gerais sobre documentos fotográficos e orientações sobre conservação e preservação de acervos.
Na quinta-feira (22), das 19h às 22h, a palestra “Fontes Históricas de Carnaval de Belo Horizonte: dos acervos para a sociedade” será ministrada pelos pesquisadores Marcos Maia e Vítor Louvisi. Íntimos dos acervos históricos sobre samba e carnaval de Belo Horizonte, ambos irão relatar suas experiências com as fontes históricas de duas instituições museológicas da capital mineira. Marcos Maia, historiador e Coordenador Geral do Projeto Registro do Samba como Patrimônio Cultural Imaterial de Belo Horizonte, falará sobre sua pesquisa com os documentos históricos (manuscritos e datiloscritos) que fazem parte do Arquivo Privado do historiador Abílio Barreto. Já Victor Louvisi, doutor em Ciência da Informação (UFMG), discutirá os acervos audiovisuais do Museu da Imagem e do Som de BH (MIS BH) que têm como conteúdo os carnavais dos anos 1970/1980.
No domingo (25), a Feira de Artesanato “Mercado Charme Chique” ocupará os jardins do Museu, homenageando o aniversário do espaço com peças únicas de artesanato inspiradas no MHAB.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Ricardo Laf/Divulgação