O governador Romeu Zema participou da cerimônia de entrega do Troféu Guará, que premia os melhores jogadores dos times mineiros na temporada do último ano, realizada nesta segunda-feira (5), no estúdio principal da Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte.
Na oportunidade, Zema participou, também, de homenagem concedida aos familiares do ex-jogador Palhinha, que faleceu em 2023, aos 73 anos. O atleta fez história em Minas Gerais, passando por Cruzeiro, Atlético e América, além de jogar pela Seleção Brasileira.
O Troféu Guará foi criado pela Rádio Itatiaia, em 1962, com o objetivo de unificar diversas premiações de melhores do ano no futebol, na época realizadas pelos órgãos de imprensa de Minas Gerais. Desde então, a escolha passou a ser feita em apenas uma premiação.
Já o prêmio Guará Especial prestigia pessoas ou instituições que se destacaram no cenário esportivo.
O processo de escolha se dá por meio da criação de uma lista única, que soma os votos de toda a mídia esportiva mineira, entre rádios, televisões, revistas e jornais.
O nome da premiação presta homenagem a Guaracy Januzzi, o Guará, jogador do Atlético nas décadas de 1930 e 1940. Com a camisa alvinegra, o ídolo da torcida alvinegra participou de quase 200 jogos e marcou 168 gols.
Fonte: Agência Minas