A Cemig informa que atua com força-tarefa de mais de 450 profissionais no atendimento às diversas ocorrências registradas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em decorrência da forte tempestade que atingiu a capital e cidades do entorno na noite de ontem (23/11). A empresa direcionou a força de trabalho que atua em serviços comerciais para os atendimentos emergenciais.
O calor e a alta umidade do ar favoreceram o desenvolvimento de áreas de instabilidade, provocando a tempestade que veio acompanhada de descargas atmosféricas e fortes rajadas de vento, de até 85 quilômetros por hora, que causou a interrupção no fornecimento de energia para clientes da companhia, principalmente na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Além das descargas atmosféricas, a principal causa dos desligamentos foi a queda de árvores de grande porte, bem como objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos, que provocaram quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos.
Imediatamente após o início das ocorrências, equipes da companhia iniciaram os trabalhos para o restabelecimento e, neste momento, a empresa atua com grande reforço de profissionais nos reparos, priorizando serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde e órgãos de segurança pública, bem como a eliminação das situações de risco de choque elétrico.
A empresa conta com engenheiros, técnicos e eletricistas trabalhando de forma ininterrupta para o restabelecimento do sistema o mais breve possível.
A companhia alerta para que, no caso de cabos partidos, a população não se aproxime e, se possível, sinalize a sua presença para evitar a aproximação de outras pessoas.
Dessa forma, as equipes continuam trabalhando nas ocorrências mais complexas, como retirada das árvores sobre postes e cabos, buscando restabelecer todos os clientes no menor prazo possível. A previsão é que a maioria dos clientes já tenha o serviço restabelecido nesta quarta-feira (24/1).
Além do telefone 116, que funciona 24 horas por dia, a Cemig orienta que os clientes da companhia solicitem atendimento, a qualquer momento, por meio do aplicativo ‘Cemig Atende’ ou pelo ‘Cemig Atende Web’, disponível no endereço cemig.com.br.
Os clientes também podem entrar em contato pelo Whatsapp, por meio do número (31) 3506-1160.
Fonte: Agência Minas Gerais