segunda-feira, dezembro 23, 2024
HomeEsporteMineiros conquistam cinco medalhas nos Jogos Sul-Americanos Escolares de 2023

Mineiros conquistam cinco medalhas nos Jogos Sul-Americanos Escolares de 2023

Com trajetória iniciada no Jemg, estudantes-atletas ajudam o Brasil a terminar competição no primeiro lugar geral

Os três estudantes-atletas mineiros convocados para participarem da 27ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares tiveram ótima participação, com a conquista de cinco medalhas (quatro ouros e uma prata) e um quarto lugar. Com a ajuda do trio, o Brasil terminou a competição no primeiro lugar geral, com 139 medalhas, sendo 81 de ouro, 37 de prata e 21 de bronze.

O estudante-atleta mineiro Airton Pacífico, do Colégio Batista, de Varginha, foi o grande destaque do estado. Ele competiu em quatro modalidades da natação e ficou com três medalhas de ouro (nos 50m borboleta e nos revezamentos 4×50 livre e 4×50 medley) e uma de prata (nos 100m borboleta).

No atletismo, ouro para Gabriel dos Santos, da E.M. São Simão, do município de Japaraíba. Ele conquistou o primeiro lugar no hexatlo. Seu conterrâneo, Carlos Eduardo, da E.E. Padre Pedro Lamberti terminou em 4º lugar no salto com vara.

Os três atletas são oriundos dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), competição em que terminaram em primeiro lugar, para em seguida serem campeões dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e se credenciarem para o Sul-Americano disputado entre os dias 3 e 9 de dezembro.

Para Airton, a competição foi praticamente perfeita. “Um sonho, estou radiante de alegria e com a sensação do dever cumprido”, disse. Gabriel também comemorou. ““É um momento inesquecível, é a minha primeira medalha em competições internacionais. Agora é relaxar e curtir o momento. Vou continuar com os pés no chão e correr atrás do meu sonho de ser um atleta olímpico”, concluiu.

atletasO professor de Gabriel e Carlos Eduardo, Júnior Antônio Lopes, que custeou a própria viagem para estar com os atletas, não escondeu a alegria. “Esse momento é o ápice do nosso trabalho. Quero agradecer a todos que contribuíram para essa conquista. Ao Governo de Minas, à Feemg e à Confederação Brasileira de Desporto Escolar por apoiarem essa trajetória de celebração”, finalizou.

A trajetória dos estudantes-atletas de Minas Gerais começou no Jemg/2023, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

  • Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais
VALE A LEITURA
- Publicidade -spot_img

AS MAIS LIDAS DE HOJE!