O Cruzeiro tem decisão nesta quinta-feira! O time celeste receberá o Unión La Calera, do Chile, pela penúltima rodada do grupo B da Copa Sul-Americana. Em confronto direto com a equipe chilena, o Cabuloso buscará a vitória para garantir a classificação à fase de mata-mata da competição continental.
A partida marcada para 21h acontecerá na Arena Independência. O Cruzeiro escolheu o estádio para mandar o jogo contra o Unión La Calera devido à realização de um evento já programado para o gramado do Mineirão nesta semana.
Na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro inicia a 5ª rodada, a penúltima da fase de grupos, ocupando a vice-liderança da chave B. O time celeste soma seis pontos após os quatro primeiros jogos. Caso termine a fase de grupos na 2ª colocação, o Cruzeiro avançará para a fase 16 avos de final e enfrentará alguma das equipes que encerre a fase de grupos da Copa Libertadores na 3ª posição de sua respectiva chave. Contudo, caso consiga a liderança, o Cabuloso avançará direto para as oitavas de final.
A preparação cruzeirense para a partida contra o Unión La Calera iniciou-se na manhã dessa terça, após o elenco ter a segunda-feira de descanso programado para recuperação. Na terça, o grupo trabalhou com a presença da imprensa na Toca da Raposa 2. Já na quarta, o treinamento final para o compromisso da Sul-Americana foi realizado no período da tarde.
Após as duas atividades de preparação, o técnico Fernando Seabra convocou 23 atletas para a decisão desta quinta-feira. A lista de relacionados conta com algumas novidades, como, por exemplo, o retorno do jovem atacante João Pedro.
O goleiro Gabriel Grando não está entre os relacionados nesta partida. O atleta chegou ao Cruzeiro já durante a fase de grupos da Copa Sul-Americana e poderá ser inscrito na competição apenas se o clube avançar para a fase de mata-mata.
Para a decisão, o elenco celeste não sofreu novas baixas por ordem médica. O meio-campista Mateus Vital segue se recuperando no departamento de saúde após intervenção cirúrgica no ombro direito.
Já o atacante Juan Dinenno, recuperando-se de um edema muscular na região adutora da coxa esquerda, cumpre a etapa de trabalhos híbridos.
O atacante Rafael Bilu, em recuperação de uma grave ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda, sofrida no ano passado, segue cumprindo a etapa de preparação física.
Já o meio-campista Japa, que sofreu um leve edema muscular na coxa esquerda, concluiu a etapa de trabalhos híbridos e retomou os treinamentos junto ao grupo em campo durante esta semana.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x UNIÓN LA CALERA (CHI)
Após enfrentar o Unión La Calera pela primeira vez, no último 23 de abril, o Cruzeiro enfrenta novamente a equipe chilena. Desta vez, o time celeste terá seu primeiro jogo como mandante contra o La Calera.
O Cruzeiro tem largo histórico contra equipes do futebol chileno. São 33 partidas, ao todo, contra seis times diferentes. O Colo Colo é o adversário que La Bestia Negra mais enfrentou, sendo 19 jogos até aqui. Os demais oponentes foram a Universidad de Chile (6 vezes), Universidad Católica (3 vezes), Unión Española (2 vezes) e Universidad de Concepción (2 vezes), além do Unión La Calera (1 vez).
No total, o time celeste soma 17 vitórias, 11 empates e apenas 5 derrotas nos confrontos já realizados contra equipes chilenas.
O Chile está eternamente na memória da Nação Azul graças ao 1º título de Copa Libertadores do Cruzeiro, conquistado no país. Em 1976, no épico jogo de desempate da final, contra o River Plate, o Cabuloso venceu por 3 a 2 em Santiago para levantar o histórico troféu.
CRUZEIRO NA ARENA INDEPENDÊNCIA
Nesta quinta, o Cruzeiro volta a jogar na Arena Independência. O time fará sua primeira partida no estádio na atual temporada. O Cabuloso havia sido mandante pela última vez no Indepa no dia 23 de julho do ano passado, quando enfrentou o Goiás pelo Campeonato Brasileiro.
Ao todo, o Cruzeiro soma 343 partidas no Independência, somando-se todas as ocasiões como mandante ou visitante. São 170 vitórias, 78 empates e 95 derrotas, resultando em um aproveitamento de 57%.
INGRESSOS
Nesta decisão pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro tem a expectativa de ter a Arena Independência lotada. Além da importância do confronto desta quinta-feira, o clube fará uma relevante ação em prol da população atingida pela maior catástrofe natural da história do estado do Rio Grande do Sul. Toda a renda de bilheteria da partida será revertida para as iniciativas de amparo ao povo gaúcho.
CLIQUE AQUI para conferir o detalhamento da venda e garantir seu ingresso para o jogo contra o Unión La Calera.
CONFRONTO: CRUZEIRO x Unión La Calera
DATA: 16/05/2024
HORÁRIO: 21h
MOTIVO: Copa Sul-Americana – Grupo B, 5ª rodada
LOCAL: Arena Independência, em Belo Horizonte
TRANSMISSÃO: Paramount+
>> RETROSPECTO: Cruzeiro contra equipes chilenas
33 jogos (17 vitórias, 11 empates e 5 derrotas)
68 gols marcados / 25 gols sofridos
>> RETROSPECTO: Cruzeiro no Independência
343 jogos (170 vitórias, 78 empates e 95 derrotas)
555 gols marcados / 384 gols sofridos
——————————-
Por Assessoria de Comunicação